::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gelatina de framboesas orgânicas

No calorão desse verão, tenho usado bastante frutas e conto com a praticidade da gelatina vegetal (agar agar) para dar consistência às preparações. Essa gelatina, que pode ganhar consistência de sorbet (se congelada) -  é sucesso garantido pelo sabor, pelo valor nutricional além de ser magrinha em calorias.



Ingredientes
Framboesas frescas - 500 g
Limão rosa - suco 20 ml, 4 colheres de sopa ou 1/2 limão peq
Açúcar Demerara 80 g - 2,5 colheres de sopa
Maçã Fuji doce (com casca) - 150 g, 1 unidade grande
Água filtrada - 30 ml , QS
Agar Agar em pó - 5 g, 1 colher de sopa



Preparo
Bater as framboesas no liquidificador e peneirar para retirar as sementes (as frutas devem estar descongeladas). Adicionar o açúcar e o suco de limão e misturar bem no liquidificador. Reservar. Bater a maçã no liquidificador (adicionar água o suficiente para formar um purê com a fruta) e reservar. Em uma panela, cozinhar o purê de maçã com a agar-agar por aproximadamente 2 minutos após a fervura e desligar (você vai sentir a consistência do purê ficar mais firme). Adicionar o purê cozido ao suco de framboesas e bater mais um pouco no liquidificador. Colocar em uma travessa ou em formas decoradas e refrigerar em geladeira até a hora de servir.
Se congelar, a consistência será de sorbet. Se apenas gelar, a consistência será de gelatina.
Rendimento: 580 ml ou 8 porções de 70 ml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog